sábado, 20 de novembro de 2010

TIC nos Processo Pedagógicos do Século XXI

TIC nos processos pedagógicos do século XXI


Actividade 2 - Tecnologias de Informação e Comunicação e conteúdos curriculares


Qual o impacto das TIC no conteúdo da sua disciplina?

A integração das novas tecnologias de Informação na escola promove o gosto de aprender. Porém, esta integração não é só por si garantia de boa prática pedagógica. Alguns produtos Multimédia são maus produtos pedagógicos e por vezes também há más utilizações pedagógicas. A solução passa por não interpretar-mos apenas o guião escrito por outros devemos construir os nossos próprios materiais, não cair na tentação de formatos prontos a utilizar.

Em que medida o uso de TIC “subverte” a cultura de ensino e aprendizagem típica da sua disciplina?
Promover a aprendizagem no aluno é o objectivo principal do professor.
Durante muito tempo a escola teve por única tarefa transmitir à criança os conhecimentos adquiridos pelas gerações precedentes e exercitá-la nas técnicas especiais do adulto
O professor hoje, não é mais o detentor do conhecimento, aquele que sabe tudo e os seus alunos são meros receptores do conhecimento. Com a quantidade de informação que está ao alcance de todos principalmente na Internet, o trabalho isolado do professor já não satisfaz.
  As Tic podem promover a relação professor – aluno diminuindo o papel de “instrutor”de saberes do professor. Permitem fomentar o pensamento crítico, reflectido, propagador de informação, interactivo, mais apelativo, criativo e dinâmico, tanto para professores como para alunos.
Actualmente no exercício da actividade docente, essa relação passa pelo esclarecer dúvidas, propor exercícios, criar estímulos através do uso da internet, das redes sociais , de construção de blogs de partilha de interesses e conteúdos, passa ainda por promover eventos , celebrar acontecimentos e dinamizar propostas interdisciplinares. O uso das Tic ajudou a escola a sair dos seus muros.

Quais as mais-valias educativas em relação a outras formas de trabalho?

 Exige-se do professor uma postura diferente da tradicional visando possibilitar que o aluno "aprenda a aprender" e consiga ter acesso a toda a informação disponível em fontes de pesquisa variadas.
Torna-se necessário que o aluno e professor conheçam os recursos existentes e saibam lidar com eles.
A informática é potenciadora de novos meios de aprendizagem e criadora  de novas técnicas de organizar informação e compreender novas culturas, bem como aglutinar projectos ,promover intercâmbios entre turmas, organismos e ateliers de aprendizagem .
Potencia a autonomia na realização dos trabalhos propostos.

Que formas de uso das TIC na sua disciplina quer seja pelo professor quer seja pelos alunos ou por ambos consegue identificar?

Parece-me que se tornou mais fácil aprender e ensinar.
Tornou-se mais fácil motivar, recorrendo a conteúdos interactivos, filmes, imagens, spots publicitários, procura de novas técnicas e processos de aprendizagens, digitalizando imagens, conhecendo novas culturas, novos contextos, viajando pelo mundo ao alcance de um clik.
Em que medida o uso de TIC “subverte” a cultura de ensino e aprendizagem típica da sua disciplina?
           O professor, além de conhecer as teorias existentes sobre a aprendizagem, deve também saber utilizar os recursos disponíveis através da Internet. Este conhecimento dos recursos e fontes poderá ser aplicado na construção do conhecimento, tanto do professor como dos alunos.
 É muito importante para o processo de ensino - aprendizagem que o professor conheça tanto as teorias de aprendizagem como os recursos disponíveis que podem ser aplicados em várias metodologias de ensino. Desenvolver a Literacia Visual é um processo sempre inacabado de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento pessoal e social, num contexto em que o domínio de literacias multíplas é cada vez mais importante.
Actividade 3 - A aprendizagem Humana

Qual o impacto das TIC no trabalho educativo ?

A integração das novas tecnologias de Informação na escola promove o gosto de aprender. Porém, esta integração não é só por si garantia de boa prática pedagógica. Alguns produtos Multimédia são maus produtos pedagógicos e por vezes também há más utilizações pedagógicas. A solução passa por não interpretar-mos apenas o guião escrito por outros devemos construir os nossos próprios materiais, não cair na tentação de formatos prontos a utilizar como no caso do powerpoint.

Segundo a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia o cérebro humano tem mais facilidade em processar a informação e construir informação coerente se esta se apresentar conjugando dois canais - Auditivo /Verbal e Visual / Pictórica – ambos os canais têm uma capacidade de processamento limitada. Assim são três os pressupostos da Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimédia:
   -Canal Duplo
   -Capacidade Limitada
   -Processamento activo
O cérebro funciona com três memórias:
     Memória Sensorial – Capta sinais exteriores cabendo á memórias seguintes classificá-los
    Memória de Curta Duração – Tem uma capacidade muito limitada onde são processadas as informações captadas pela memória sensorial ou recuperadas da memória de longa duração.
    Memória de Longa Duração - com uma capacidade enorme e que actua como repositório organizado de conhecimentos

Assim a elaboração de materiais didácticos, principalmente os que utilizam multimédia, deve
seguir alguns princípios para, assim, diminuir a sobrecarga cognitiva do aluno e potencializar a  sua 
Aprendizagem, tais como:

- Principio da Representação Múltipla - Combinar palavras e texto.
- Principio da Proximidade Espacial - Proximidade de imagens e texto correspondentes.
- Principio da Proximidade Temporal - Palavras e imagens devem apresentar-se em simultâneo e não sucessivamente.
- Principio das Diferenças Individuas - Ter em conta diferente níveis de conhecimento e orientar o assunto de modo a criar paralelismos.
- Principio da coerência - Excluir palavras imagens ou sons não relevantes para o assunto.
- Principio da Redundância - Utilizar animação e texto, torna-se mais efectivo do que animação, texto e narração
Embora a informação entre no sistema de formação humano através de um canal, é possível que os aprendizes consigam converter a representação, de forma a ser processada no outro canal.
Existem várias teorias sobre a aprendizagem que não são consensuais:
 - Behavioristas que centram o estudo na relação estimulo - resposta
 -Humanistas que focalizam o carácter único da experiência de cada um
 -Cognitivas em que o aprendiz é capaz de interpretar estímulos e decidir as suas respostas de forma deliberada 

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